Como lavar almofadas de algodão do jeito certo


Uma boa noite de sono não só ajuda a combater as olheiras, assim como também é uma parte crucial de um estilo de vida saudável. Uma cama limpa é essencial para ajudá-lo a relaxar à noite, mas quando foi a última vez que lavou seus travesseiros e almofadas?

Entender como lavá-los é bem simples e a boa notícia é que eles não precisam ser lavados tão regularmente quanto lençóis e fronhas. Travesseiros e almofadas devem ser lavados pelo menos duas vezes por ano para mantê-los frescos, higiênicos e livres de ácaros.

Deixe arejar

Dê as suas almofadas uma afofada diária para restaurar a sua forma e remover a poeira. Depois, uma vez por mês ou mais, pendure-as ao ar livre em um varal por algumas horas, de preferência em um dia claro e com vento. Se isso não puder ser feito, coloque-as no secador em um ciclo sem aquecimento.

Lave delicadamente

Muitos travesseiros e almofadas de algodão podem ser colocados na máquina de lavar roupa, mas nem sempre é possível lavar à máquina travesseiros de materiais sintéticos e de penas. Sempre consulte as instruções primeiro. Esta é uma maneira rápida e fácil de lavar travesseiros. O único lado negativo para lavar seus travesseiros em casa é que eles podem levar um tempinho para secar.

É importante lembrar que, geralmente, almofadas de algodão feitas artesanalmente em tear não podem ser lavadas à máquina. Veja, por exemplo, esta almofada sem enchimento:

Travesseiros e almofadas devem ser lavados ocasionalmente para remover sujeira, poeira e pele morta, deixando-os com um cheiro fresco. Se fizer com muita frequência, eles perderão a forma. O ideal é lavá-los uma vez a cada seis meses.

Se você for lavar na máquina, verifique se a máquina é grande o suficiente. Verifique se o tecido ainda está firme para que o enchimento saia, causando danos potencialmente graves à máquina.

Antes de lavar, remova as fronhas. Todas as fronhas devem ser lavadas separadamente.

Se a sua máquina de lavar for grande o suficiente, lave duas almofadas de cada vez. Isso ajudará a equilibrar a carga, permitindo que a água e o detergente circulem de forma mais eficaz. As máquinas de tampa superior podem não ser muito delicadas, então, se a sua máquina de lavar for assim, como alternativa, você pode lavá-las em uma lavanderia para usar as máquinas de tampa frontal.

Se você preferir lavar a mão, encha uma bacia com água morna e adicione detergente o suficiente para não fazer uma espuma gigante. Mergulhe o travesseiro ou a almofada até que fique totalmente imerso e amasse suavemente. Escorra a bacia e pressione o para expelir a água. Depois, enrole em uma toalha seca. Em seguida, coloque em sua lavadora e execute o ciclo de centrifugação mais lento possível para extrair suavemente a água antes de secar.

Hora de secar

Quando o ciclo de lavagem terminar, é importante secar os travesseiros adequadamente para evitar o desenvolvimento de mofo. Verifique se a etiqueta informa se é possível secar em máquina e, em caso positivo e coloque na máquina de secar em calor baixo. Depois de secar na máquina, deixe o travesseiro pegar um pouco de ar por algumas horas. Não use a configuração de secagem automática porque os sensores detectarão apenas a umidade da superfície, deixando-o com uma almofada que ainda está úmida por dentro. Em vez disso, deixe-a na máquina por cerca de uma boa hora.

Um truque para deixar seus travesseiros com a mesma maciez é colocar da máquina de secar duas bolas de tênis dentro de meias limpas. O impacto das bolas de tênis vai afofar a almofada e diminuir o tempo de secagem.  

Se as suas almofadas não puderem ser secadas na máquina, deixe-as secar ao ar livre em um ambiente bem ventilado.

Recomendamos o uso de capas de almofadas para proteger travesseiros de substâncias como suor, óleos corporais e cremes faciais. Lave tanto a capa quanto a fronha regularmente, digamos, uma vez por semana, junto com seus lençóis.

Lembre-se, em caso de dúvida sobre o material de seus travesseiros, consulte um profissional de limpeza a seco para obter orientação. Agora você está pronto com essas dicas sobre como lavar travesseiros e almofadas.







Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados