Colcha, edredom, ou cobreleito: Qual é a diferença?


Visite uma loja de artigos de cama e banho, e você encontrará todos os tipos de roupas de cama. Há lençóis macios e confortáveis que fazem da cama uma alegria; fronhas para combinar e deixar nossos travesseiros mais aconchegantes, e muitos tipos diferentes de roupas de cama. A última categoria é onde a confusão pode se instalar. Colcha, cobertor, edredom ou cobreleito: qual é a diferença entre eles, e por que você deveria escolher uma sobre a outra, afinal? Enquanto lençóis e cobertores são principalmente funcionais, a cama tem um propósito mais decorativo e define o estilo e a sensação do seu quarto. Então, quando for hora de dar um novo visual ao seu quarto, é bom saber qual tipo é a melhor escolha para o seu espaço.

O que é uma colcha?

A fabricação de uma colcha é um processo artístico, assim como um meio de produção. Uma colcha tradicional é composta de três camadas. A camada superior de uma colcha é trabalhada a partir de muitas peças diferentes de tecido costuradas em padrões complexos. O rebatimento é uma fina camada interna de lã ou penas, e a camada inferior é, geralmente, um pedaço único de tecido. O fabricante de colchas costura todas as três camadas, criando o familiar acolchoado dessa antiga forma de arte.

Hoje em dia, colchas de baixo custo são geralmente feitas com máquinas de costura, não à mão, e os padrões são às vezes tingidos no tecido, em vez de remendados com retalhos de tecido. colchas são geralmente feitas de algodão ou misturas de algodão e são leves, portanto, perfeito para dias não muito frios.

O que é um cobertor?

Normalmente, um cobertor é uma roupa de cama grossa preenchida com algodão ou um substituto sintético. Muitos edredons são costurados para manter o preenchimento no lugar, mas, ao contrário de uma colcha, a costura de um edredom não tem um padrão ornamental. A quantidade e o tipo de preenchimento determinam a quantidade de calor que o cobertor fornece. Provavelmente, é o tipo mais popular de roupa de cama no Brasil, e você pode encontrar cobertores em praticamente qualquer padrão, cor e estilo. Algodão, misturas de algodão e sintéticos são os tecidos mais comuns. Cobertores geralmente são quentes o suficiente para serem usados sem uma manta por baixo.

O que é um edredom?

É comum usar o edredom em cima da cama o ano todo, como uma decoração, mas essa não é sua proposta principal. Edredons são roupas de cama quentes e foram feitos para que as pessoas se cubram nos dias frios. Claro que, durante o inverno, deixá-lo em cima da cama pode poupar o trabalho de tirá-lo do armário todos os dias na hora de dormir.

Geralmente, é confeccionado em tecido 100% algodão ou em malha e é preenchido de manta, que é o que dá a maciez ao edredom. É como se fosse um travesseiro, quanto mais fofinho, melhor. Hoje, encontra-se no mercado edredons estampados, lisos, dupla faces, etc.

O que é um cobreleito?

Os cobreleitos são são roupas de cama de camada única que cobrem a cama inteira até o chão e geralmente cobrem os travesseiros também. Muitos possuem  acabamentos elaborados em pompom, veludo cotelê ou chenille, e alguns têm franjas ao longo das bordas inferiores. Cobreleitos de cores sólidas são os mais comuns, embora também existam cobreleitos estampados. Eles são leves e, por isso, são melhores para uso no verão, ou sobre um cobertor em climas mais frios. Embora você ainda os encontre em hotéis, elas estão um pouco fora de moda para uso doméstico.

Sabendo as medidas de sua cama e conhecendo as diferenças entres estes itens, ficou mais fácil decidir qual deles colocar no carrinho! É só escolher sua estampa preferida, as cores que mais combinam com o restante do seu enxoval e curtir sua cama quentinha e aconchegante.




Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados